Voar no Futuro
O LOCAL
Na Rua Domingos Carrancho, 26, em Aveiro, nasce a 8 de agosto de 2025 uma obra que parece pulsar com o próprio coração do sonho — “Voar no Futuro”, de Joota Oliveira. Julio Oliveira imaginou, criou as imagens digitais e pintou as penas em cerâmica.
A INSTALAÇÃO
A instalação está na porta 26 que, diante de uma porta azul, um par de asas desponta. Parte está impressas em alta resolução. São 53 azulejos tamanho 15x15cm e cada pena revela a delicadeza e a intensidade de um caminho percorrido. Acima estão penas de cerâmica, pintadas pelas mãos sensíveis de Joota, parecem vibrar entre o real e o imaginário, lança luz sobre a fronteira tênue entre arte e desejo.
Ali, cada detalhe é convite: a alçar voo, a mirar horizontes mais altos, a superar obstáculos como quem vence o vento com coragem.
SIGNIFICADO
Este mural eterniza um marco: o quarto ano do artista em solo português, o instante singular em que entrega à Universidade de Aveiro o documento da tese de doutoramento em Informação e Comunicação e Plataformas Digitais (ICPD). Sela a conquista de quem “acredita, crê e voa”. Que agradece ao Dream Team que o orientou em cada passo de um caminho acadêmico cheio de contra-tempos, de altos e baixos, mas, sobretudo de muito conhecimento e risadas: Telmo Silva, Rita Santos e Elizabeth Furtado são os grandes mentores.
Ao passo que a obra é uma oferenda poética feita à cidade e aos passantes, sugere que sonhar é, antes de tudo, não temer o céu aberto. É promessa ativa: voar sem medo de cair, deixar que cada batida de asa insista, sempre, no futuro. Tem na sua estrutura rija e leve nuances de um sentimento de certezas e dúvidas. Certezas de que TUDO VALE A PENA, mesmo quando a ALMA é PEQUENA e dúvidas de que ousar é (des)necessário.
Essas asas são convite: voe mais alto. Supere, ouse, não tema o futuro.
— “Acreditar, crer e voar. Voar sem ter medo de cair.” Joota Oliveira
FICHA TÉCNICA
Ideação e Pintura das Asas: Joota Oliveira
Moldagem das Asas de Cerâmica: Inês Mansilia
Impressão das Asas: Azulejus
AGRADECIMENTOS
Gratidão especial à Petisqueira Portuguesa, na pessoa do Sr Sílvio, que abriu portas e paredes à arte.
Ao Talho do Basílio, que oferece a energia que ilumina a instalação à noite.
A todos que contribuíram para a execução da peça…. um obrigado.